Nesta seção são expostos artigos e relatórios que correlacionam-se ao Mercado de Trabalho no estado do Maranhão.

Clique para acessar a publicação em formato PDF

Crise na Construção Civil: impactos no mercado de trabalho maranhense 

O foco deste relatório é o mercado de trabalho na Construção Civil no Maranhão. São descritos aspectos das paralisações das obras e seus respectivos impactos deletérios sobre o mercado de trabalho, setor que fechou cerca de 20 mil postos de trabalho só no Maranhão entre 2014 e 2017.  

Acidentes de Trabalho no Maranhão

Com o objetivo de compilar e sistematizar informações sobre os acidentes de trabalho ocorridos no estado do Maranhão, este relatório detalha o perfil dos trabalhadores acidentados, quais doenças e consequências que acometem os diferentes grupos laborais. 

Transformações recentes no mercado de trabalho agrícola no estado do Maranhão

Neste relatório aborda-se a dinâmica do mercado de trabalho agropecuário, que envolve as atividades florestais, da aquicultura e da pesca, considerando os dados sobre ocupação e emprego dos dois últimos Censos Demográficos, realizados em 2000 e 2010.  

SINE: Perfil dos atendentes em São Luís

Neste relatório é exposto o perfil dos profissionais responsáveis pela Intermediação da Mão de Obra e os Empregadores, apontando aspectos como a qualificação desses profissionais, a necessidade de uma política salarial, além de destacar as percepções positivas desses profissionais sobre as agências e as atividades de trabalho.