O que é o OMT-MA ?

 

O Observatório do Mercado de Trabalho no Maranhão (OMT-MA) resulta de uma parceria entre a Universidade 

Federal do Maranhão e o Ministério da Economia. Trata-se uma unidade local da rede de Observatórios

do Trabalho articulada pelo Observatório Nacional do Mercado de  Trabalho do Ministério da Economia.

Nossos objetivos:

 

Promover estudos sobre o mercado de trabalho e as políticas públicas de geração de  emprego e renda; 

Analisar as características locais e regionais do mercado de trabalho e de segmentos   informais da economia; 

Desenvolver pesquisas e realizar o acompanhamento periódico dos indicadores sobre o mercado de trabalho tais como indicadores setoriais e  perfis socioeconômicos de municípios selecionados;

Proceder à interlocução com instituições de estudo e pesquisas e centros produtores de estatísticas, cujas ações estejam voltadas para o mercado de trabalho.

Membros do OMT-MA

 

Marcelo Sampaio Carneiro

Coordenador Geral

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1986), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1994), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e estágio doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Maranhão, com estudos que se concentram na análise das relações entre economia, trabalho e natureza.

Acesso ao Currículo Lattes

Tadeu Gomes Teixeira

Coordenador Técnico

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2013), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e Especialista em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia pela ENSP/Fiocruz (2014). É professor do Departamento de Administração e Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da instituição. É autor do livro Os Correios e as Políticas Governamentais: mudanças e permanências (Edufba). Coordena atualmente três projetos de pesquisa e extensão: Procad-Amazônia pelo PPGPSI/UFMA (financiado pela CAPES), projeto de pesquisa Mercado de Trabalho e Políticas Públicas (financiado pelo edital Universal CnPQ 2018) e também, como Coordenador Técnico, o Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão (financiado pelo Ministério do Trabalho). Já coordenou projetos nas áreas de Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Inovação Social e Sociologia das Organizações e do Trabalho. Interesses emergentes: Big Data e Organizações, Análises de Redes Sociais, AI/Machine Learning e Setor Público. É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Desenvolvimento e Estudos Organizacionais - GPPDEO (site: https://goo.gl/A6AbUP). Contato: tadeu.teixeira@ufma.br

Acesso ao Currículo Lattes

Flávia de Almeida Moura

Coordenadora Organizacional

Jornalista com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, é membro dos GPTEC (Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo) e do GPTS (Grupo de Pesquisa Trabalho e Sociedade). É autora dos livros Escravos da precisão: economia familiar e estratégias de sobrevivência de trabalhadores rurais em Codó (MA) (EDUFMA, 2009) e Trabalho escravo e mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses (EDUFMA, 2016). Participa da COETRAE-MA (Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo do Maranhão) e desenvolve pesquisas na área de Comunicação, Direitos Humanos e Trabalho.

Acesso ao Currículo Lattes